mozilla/5.0 applewebkit/537.36 (khtml, like gecko; compatible; claudebot/1.0; +claudebot@anthropic.com)

+55 11 99876-1264

A Análise SWOT

A Análise SWOT –  Forças, Fraquezas , Ameaças e Oportunidades

 

 

A Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

 

A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

 

 

Objetivos

  • Efetuar uma síntese das análises internas e externas;
  • Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;
  • Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.
  • É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos.

 

 

Vantagens/Oportunidades

Realizar previsão de vendas em articulação com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral

 

 

Aplicação prática

Ambiente Interno

Strengths (Forças) – Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

Weaknesses (Fraquezas) – Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

 

Ambiente Externo

Opportunities (Oportunidades) – Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

Threats (Ameaças) – Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

 

 

A combinação destes dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, Forças e Fraquezas; Oportunidades e Ameaças, irá facilitar a análise e a procura para tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.

Forças e Oportunidades – Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

Forças e Ameaças – Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

 

Fraquezas e Oportunidades – Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

Fraquezas e Ameaças – As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.

Imagem1

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte – http://pt.wikipedia.org/wiki/Análise_SWOT

Artigo escrito pelo amigo Wellington Araujo

"A reprodução deste artigo está autorizada desde que mantido o texto original, mencionando-se o autor (Wellington Araujo), o mini currículo* (que se encontra abaixo), o site em forma de link (www.vintconsultoria.com.br) e ainda, desde que comunicada sua utilização através do e-mail: wellingtonaraujo@hotmail.com".

*Wellington Araujo é Consultor de Vendas Técnicas em Multinacional, é Engenheiro de Produção Mecânica e possui MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e MBA executivo internacional pela Universidade da Califórnia, Irvine (EUA). Contato: wellingtonaraujo@hotmail.com

Fale Conosco
Estamos a disposição para ajudar